top of page

Treinamento: NR-06 Equipamento de Proteção Individual

O mês de fevereiro foi movimentado para o setor de Saúde e Segurança (SESMT) da empresa. Além do treinamento de Operador de Empilhadeira, a Norma Regulamentadora 06-(NR-06) e as Ordens de Serviço (O.S) nos setores de produção, também fizeram parte do cronograma de treinamentos nas últimas semanas do mês de fevereiro.



A NR-06 trata especificamente do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), definidos após avaliação de risco das atividades laborais. Fazem parte do rol de EPI’s o capacete, protetor auricular, máscara, calçado de segurança, luva, avental, etc. A recomendação do EPI correto para a realização das atividades laborais constantes na O.S, é realizada pelo profissional da área de segurança do trabalho (Engenheiro ou Técnico de Segurança).



A empresa é responsável por fornecer os EPI’s adequados aos funcionários, de forma gratuita e de fiscalizar seu uso. Já o funcionário tem a obrigação legal de usar os EPI’s apenas para a finalidade a que se destinam e responsabilizar-se pela sua guarda e conservação, podendo sofrer advertências e punições, caso não cumpram com suas obrigações.


O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a segurança do trabalhador, evitando consequências negativas como acidentes e doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais, durante e depois da fase ativa de trabalho.


A segurança é direito dos trabalhadores, mas também é seu dever.





34 visualizações0 comentário
bottom of page