Importância do gerenciamento de resíduos
- Dagoberto Barcellos

- 1 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
A geração de resíduos a cada dia tem se tornado um tema de grande debate e preocupação mundial devido à escassez de recursos naturais e o que fazer com os materiais que são gerados pelas indústrias, residências e demais fontes de resíduos em larga escala.
A dificuldade da aplicação do gerenciamento de resíduos eficiente é encontrada na mistura de contaminados/não recicláveis com recicláveis, uma vez que, podem mudar completamente a forma de descarte.
Um exemplo de mistura de resíduos que acarretam no não reaproveitamento do material, está na disposição de papel/papelão contaminado com óleo e graxa junto a papel/papelão limpo ou pratos alumínios marmitex usados nos coletores para resíduos recicláveis.
Essa disposição incorreta acarreta em custos ao gerador, uma vez que, poderiam ser retirados de forma gratuita e contribuir no crescimento dos centros de recicláveis e assim, um maior cuidado com o meio ambiente.
Dessa forma, a melhoria no gerenciamento de resíduos se trata de algo contínuo e que deve partir de todos os envolvidos no processo de geração, seja no descarte de uma simples embalagem ou um equipamento metálico de grande porte. Para isso, a empresa possui um plano de gerenciamento de resíduos com todas as instruções necessárias, procedimentos e fácil acesso para que todos notem que um mundo sustentável só depende de nós.



Comentários