Importância do gerenciamento de resíduos

Atualizado: Fev 19

O gerenciamento de resíduos sólidos é de extrema importância. Dessa forma, um dos cuidados que se deve ter ao se tratar da destinação de resíduos é o descarte correto, uma vez que a mistura de resíduos de classes distintas resultam em contaminação dos resíduos, podendo descaracterizar o reaproveitamento ou reciclagem, como é o caso do resíduo de papel contaminado com óleos/graxas e matéria orgânica (alimentos e erva).

No Brasil foram gerados em 2018 cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos sendo que apenas 13% desse material gerado foi reciclado. Para efeitos de comparação, a Dagoberto Barcellos tem gerado cerca de 25 toneladas de resíduos sólidos por mês o que em média pode chegar a 300 toneladas por ano, destacando o alto volume de resíduos gerados por ano na empresa (entre eles, estopas, EPIs, papelão,sucatas de ferro e alumínio, lâmpadas, eletrônicos, entre outros). A partir dos dados apresentados fica possível salientar a importância da conscientização do descarte correto dos resíduos. Pois isso facilita a segregação do material segundo a classificação (Reciclável, Não reciclável, Perigoso (contaminados com óleo/graxa)) e facilita o encaminhamento para a empresa de reciclagem.

A reciclagem do lixo, além de ajudar a preservar o meio ambiente, gera renda para famílias, como é o caso da Asguecol (Associação dos Catadores e recicladores Guerreiros da Ecologia), que recebe doação de cerca de 4 ton./mês de resíduos recicláveis da DB.

A segregação, disposição e destinação correta dos resíduos, trazem benefícios imensuráveis de forma direta e indireta, garantindo um mundo mais sustentável.

Consequências da não conscientização do descarte correto.

Ponto de coleta de resíduo na empresa.

Texto desenvolvido com colaboração de:

Ewerton Henrique S. Souza - Estagiário de Engenharia Ambiental.



0 visualização

MISSÃO

Fornecer soluções para a população através do agronegócio e construção civil, sendo referência em qualidade e atendimento.

POLÍTICA DE QUALIDADE

Fornecer soluções para o agronegócio e construção civil, crescendo e desenvolvendo-se com solidez, satisfazendo requisitos aplicáveis e melhorando continuamente o sistema de gestão da qualidade.

VISÃO

Crescer e desenvolver-se com solidez, valorizando relacionamentos, acreditando nas pessoas e protegendo a natureza.

VALORES

Integridade

Responsabilidade

Transparência

Respeito

Empreendedorismo

Matriz:

Rodovia BR 392, km 250 | CEP 96570 000

Caçapava do Sul | RS | Brasil

Fone: (55) 3281 0123

Filial:

R. José Pedro Boéssio, 2625 - Humaitá

CEP 90250 000 | Porto Alegre | RS | Brasil

Fone: (51) 3362 1322