Covid-19 e seus impactos na mineração

A mineração, não diferente dos demais setores da economia, sofreu forte impacto em virtude da pandemia de Covid-19 que estamos vivendo. Segundo boletim da ADIMB, o consumo aparente de aço deve cair em torno de 20% este ano com a queda da demanda causada pela pandemia de covid-19. Para abril, a Aço Brasil já estima uma queda de 50% no consumo de produtos siderúrgicos. No entanto, setores como o de produção de alumínio e minerais ligados a agricultura vêm impactos um pouco menos significativos.



A atividade de mineração, por servir de base à quase a totalidade das atividades da indústria, da construção civil e da agricultura, foi considerada como atividade essencial, através de Portaria do Ministério de Minas e Energia publicada em 28 de março de 2020. De acordo com esta portaria, dentre os serviços e atividades indispensáveis, estão a “pesquisa e lavra de recursos minerais, bem como atividades correlatas; beneficiamento e processamento de bens minerais; transformação mineral; comercialização e escoamento de produtos gerados na cadeia produtiva mineral; e transporte e entrega de cargas de abastecimento da cadeia produtiva”. Desde que, “todas as atividades considerem rigorosamente as diretrizes de segurança estabelecidas para conter o avanço do COVID-19 apresentadas pelo Ministério da Saúde”


A FFA Legal & Support For Mining Companies, publicou encarte virtual com 7 atividades essenciais diretamente dependentes da mineração, o que reforça esse caráter de essencialidade da atividade. São citados:


1. AGRICULTURA:

Macro nutrientes e corretivos de solo, fontes de elementos como Fósforo, Potássio, Nitrogênio, Cálcio, Magnésio são fundamentais na fertilidade do solo e produção de alimentos. Toda a cadeia de micro nutrientes de solo, também, vêm da mineração: Zinco, Manganês, Magnésio, Cobre, Enxofre, Molibdênio, Boro, etc.


2. MEDICAMENTOS

Toda gama de remédios e insumos hospitalares, como: medicamentos, reagentes e vários outros produtos são elaborados a partir de minerais como Cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio, Fósforo, Zinco. Também os Sais de Alumínio são adjuvantes em vacinas e estão diretamente relacionados ao aumento da resposta de imunização.

3. EMBALAGENS

O Alumínio está na embalagem flexível medicamentos (blister), em embalagens de utensílios esterilizados, além dos equipamentos farmacêuticos em geral. No nosso quotidiano, estão nas caixas longa vidas, em latas de alumínio, em embalagens descartáveis e semirrígidos de alimentos e de perfurmaria/higiene.

4. ELETRÔNICOS

Minerais como Cobre, Ouro, Níquel são usados entre outras aplicações, em equipamentos de comunicação, celulares, painéis eletrônicos e elétricos, sistemas de monitoramento. Além da presença na transmissão e distribuição de energia: fios, cabos, caixas e tampas de metal, interruptores, estruturas de subestações e energia.

5. TRANSPORTES

Metais como Ferro, Manganês, Nióbio, entre outros estão presentes em peças de carrocerias, rodas e componentes para veículos, aeronaves, embarcações. Além da presença em bens de consumos duráveis como geladeiras, freezers, desumidificadores, computadores, TVs, ar condicionados.

6. APARELHOS DE SAÚDE

Todos os equipamentos hospitalares possuem componentes elétricos e eletrônicos que levam minerais como Cobre, Zinco, Prata, Ouro, Latão, Estanho, Tântalo, Silício, Grafite em suas composições. Nos respiradores temos ainda os hidráulicos/PVC metálicos, com Ferro, Cobre, Calcita, Petróleo e também ferragens, que levam Ferro, Alumínio, Cobre, Zinco, Níquel.

7. CONSTRUÇÃO

As obras de emergência e aumento de capacidade em unidades hospitalares contam com vários minérios nos materiais usados na estrutura. Além dos já citados, temos paredes (Calcário, Areia, Argila e Saibro), portas e janelas (Alumínio), pisos (Azulejo, Caulim, Ardósia, Granito, Mármore), telhado (Gipsita, Argila, Calcário).


Como panorama futuro, segundo publicação da Mining.com, enquanto em 2020 a maioria das mineradoras se concentrará na segurança operacional e na saúde de seus funcionários, minimizando os riscos de disseminação de covid-19 em suas minas, os analistas da Fitch Solutions apontam que as mineradoras se concentrarão mais uma vez na melhoria da eficiência e na redução de custos assim que a pandemia acabar. A Austrália liderará a corrida de mineradores globais e asiáticos a usar tecnologia para reduzir custos, aumentar a eficiência e aumentar a segurança das minas devido à disponibilidade no país de forte conectividade de rede, energia, mão de obra altamente qualificada e apoio do governo.



13 visualizações

MISSÃO

Fornecer soluções para a população através do agronegócio e construção civil, sendo referência em qualidade e atendimento.

POLÍTICA DE QUALIDADE

Fornecer soluções para o agronegócio e construção civil, crescendo e desenvolvendo-se com solidez, satisfazendo requisitos aplicáveis e melhorando continuamente o sistema de gestão da qualidade.

VISÃO

Crescer e desenvolver-se com solidez, valorizando relacionamentos, acreditando nas pessoas e protegendo a natureza.

VALORES

Integridade

Responsabilidade

Transparência

Respeito

Empreendedorismo

Matriz:

Rodovia BR 392, km 250 | CEP 96570 000

Caçapava do Sul | RS | Brasil

Fone: (55) 3281 0123

Filial:

R. José Pedro Boéssio, 2625 - Humaitá

CEP 90250 000 | Porto Alegre | RS | Brasil

Fone: (51) 3362 1322