top of page

03.08 - Importância da amostragem antes do processo produtivo

A entrega de um produto de qualidade depende completamente de como o seu processo produtivo é executado, desde a pesquisa e a extração do minério até a entrega ao consumidor.


Porém, deve-se destacar o início de todo esse processo com a amostragem do material a ser extraído, tendo em vista o conhecimento mais detalhado do local de extração e do que pode ser obtido como matéria-prima (seja esta, para calcário ou cal).


Tal estudo possibilita a mudança de planos, como a troca do local de extração, e reduz relevantemente as chances de erro com a obtenção de materiais de menor qualidade.


Além disto, evita gastos que envolvem o sequenciamento de lavra e deslocamentos desnecessários no processo de extração de minérios.


Colaborador fazendo a coleta de amostra para analise em laboratório.


Portanto, a amostragem do material antes da extração se mostra uma ferramenta muito eficiente para a cadeia produtiva por marcar o início deste processo e por influenciar em todos os setores da empresa, seja na possibilidade de um descarte de material com qualidade inferior à exigência ou na obtenção de um produto com melhora contínua em sua qualidade.



36 visualizações0 comentário
bottom of page